O projecto da APPI, uma Instituição de Solidariedade Social fundada em 1901, consiste na recuperação e reabilitação de um conjunto de edifícios localizados na zona ribeirinha marcante da cidade de Lisboa, na estrema Sul do bairro de Alfama, junto ao Museu Militar e Estação de Santa Apolónia.
Este conjunto era constituído por dois edifícios principais datados do final do séc. XIX, uma construção pré-pombalina de construção corrente e duas outras pequenas construções de apoio, assumindo características diversificadas, em termos de espaços interiores e desenho exterior, alternando entre um e dois pisos de altura.
Esta situação singular potenciou a recuperação do conjunto de edifícios e espaços de articulação exteriores, situação muito vantajosa relativamente a possíveis intervenções avulsas pontuais e localizadas, o que resultou num conjunto coerente e equilibrado.
A intervenção preservou a essência dos edifícios originais e dos seus elementos mais marcantes, valorizando simultaneamente a qualidade arquitectónica da intervenção e também a optimização funcional na utilização dos seus diferentes espaços.
Esta intervenção, inaugurada em 2013, com uma área construída de 1 466 m² e uma zona exterior de 657 m², serve desde então de base à sede da associação, e adicionalmente com um pequeno museu, uma biblioteca, salas de formação, refeitório e uma creche.