O “Masterplan” da Barra de Ílhavo corresponde a uma operação de grande escala, ao nível do planeamento urbano, com o objectivo de requalificar esta localidade, e toda a sua zona envolvente, incidindo sobre uma área total de 100 000 m².
A área de intervenção apresenta características bastante heterogéneas, abrangendo uma faixa costeira e respectiva praia da Barra, uma área ao longo da margem da própria Ria, a nascente, e três outras parcelas de terreno na transição para áreas edificadas de índole industrial e residencial de génese orgânica, não planificada.
A intervenção proposta permite a requalificação directa das áreas intervencionadas, mas igualmente das zonas edificadas existentes, pela sua regeneração acompanhando o aparecimento de outras valências inerentes ao programa da intervenção.
A grande intervenção situa-se na zona nascente ao longo da Ria de Aveiro, pela reordenação desta área do território, com a criação de uma nova marina e novas áreas construídas de uso maioritariamente residencial e turístico.
No total e para além da marina, a proposta prevê a construção de 330 apartamentos, 270 moradias em diferentes formatos (isoladas, geminadas e em banda), 442 apartamentos turísticos, 2 hotéis com 185 quartos, “bungalows”, comércio, restauração e uma área educacional com um observatório da natureza, com um valor global de 187 000 m² de construção.