O Mar Shopping Algarve faz parte de uma intervenção de âmbito alargado, abrangendo uma área de 40 hectares, com o objectivo de criar um conjunto comercial regional, multi-facetado, para toda a região sul do país, e para além do centro comercial integra ainda uma loja Ikea e um Outlet.
O centro comercial funciona, neste conjunto, como a principal zona comercial que estabelece ainda a relação funcional e comercial entre a loja Ikea, a sudeste, e o Outlet, a noroeste, através de uma circulação linear ao longo dos dois pisos do conjunto.
O conceito interior está fortemente ligado ao tecto contínuo do “mall” que transmite a luz natural das claraboias, durante o dia, e que à noite reforça a sua geometria particular com a projecção da luz artificial sobre a sua “textura”. O desenho de fachada com base em elementos triangulares tridimensionais contrasta com o recuar das entradas e do amplo terraço coberto que dá origem a um grande espaço de lazer, com 8 000 m², vocacionado para actividades de lazer, para as crianças e famílias, que formaliza a transição para o ambiente aberto do “outlet”.
O Mar Shopping tem dois pisos acima do solo, com 59 650 m² e 110 lojas, e um piso em cave para estacionamento com 20 800 m², oferecendo 2 850 lugares de estacionamento cobertos e descobertos. Em conjunto com a loja Ikea e o “Designer Outlet do Algarve” representam cerca de 100 000 m² de construção.
Este centro comercial venceu o Prémio Nacional do Imobiliário, para o melhor edifício comercial, em 2018 e obteve a certificação “Breeam International New Construction” em 2013 e “Breeam In-Use” em 2015.